Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Juiz impede Trump de reter verbas para cidades que não cooperam contra imigração ilegal

Ordem executiva de Trump havia sido contestada por gestores de 16 cidades e condados-santuários americanos (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

Um juiz dos Estados Unidos suspendeu nesta quinta-feira (24) uma medida da gestão Donald Trump que poderia reter verbas de cidades e condados-santuários que se recusarem a cooperar com o governo federal no combate à imigração ilegal.

Segundo informações da agência Reuters, o juiz distrital William Orrick, de São Francisco e nomeado pelo ex-presidente democrata Barack Obama (2009-2017), assinou a liminar, que havia sido requisitada por gestores de 16 cidades e condados americanos.

“A ameaça de retenção de financiamento causa-lhes danos irreparáveis ​​na forma de incerteza orçamentária, privação de direitos constitucionais e enfraquecimento da confiança entre as cidades e condados e as comunidades que atendem”, escreveu Orrick na decisão.

A possibilidade de retenção de recursos constava de uma ordem executiva assinada por Trump, cuja gestão em fevereiro também processou autoridades dos estados de Nova York e Illinois para contestar a falta de cooperação com ações federais contra a imigração ilegal.

Cidades, condados ou estados-santuários é um termo que designa localidades dos Estados Unidos cujas autoridades não colaboram ou limitam a cooperação com ações do governo federal que visam imigrantes ilegais.

A gestão Trump ainda não se pronunciou sobre a liminar do juiz de São Francisco.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.