• Carregando...
Donald Trump
Donald Trump enfrenta diferentes acusações pelo país que colocam em jogo sua candidatura à presidência| Foto: EFE/ Sarah Yenesel

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) será julgado a partir do próximo dia 25 de março por supostos pagamentos irregulares à atriz pornô Stormy Daniels, segundo informou nesta quinta-feira (15) um juiz em Nova York. A data será dedicada exclusivamente à seleção do júri.

O juiz Juan Merchan anunciou sua decisão diante do próprio Trump, que foi hoje ao tribunal de Manhattan para tentar, com sua equipe jurídica, fazer com que o juiz rejeitasse as acusações - com o argumento de que isso interferiria na campanha eleitoral -, o que foi negado. O julgamento durará cerca de seis semanas, confirmou o magistrado.

Merchan explicou à defesa do ex-presidente que consultou a juíza Tanya Chutkan, que deve julgar o caso de suposta interferência eleitoral contra Trump em Washington, sobre possíveis conflitos de datas para coordenar a realização dos dois julgamentos.

No entanto, o julgamento em Washington, que estava originalmente agendado para março, está suspenso enquanto é decidido o recurso apresentado pela equipe jurídica do republicano para que o caso seja arquivado.

Trump é acusado de 34 crimes relacionados aos US$ 130 mil (R$ 646 mil) que pagou a Stormy durante a campanha presidencial de 2016 a fim de encobrir um caso que tiveram dez anos antes, pagamento que foi ocultado com a cooperação de seu então advogado, Michael Cohen.

Trump enfrenta uma agenda complicada de julgamentos a partir de hoje: nesta sexta-feira (16), espera-se que outro tribunal de Nova York profira a sentença final em um processo civil contra a Organização Trump, o que poderia lhe custar, entre outras coisas, a proibição de operar no setor imobiliário no estado onde ele tem, por exemplo, sua famosa Trump Tower.

Em seguida, enfrentará acusações federais na Flórida por sua manipulação de documentos confidenciais após deixar o cargo de presidente, além de outro caso na Geórgia, devido a suas tentativas de reverter os resultados das eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]