O juiz americano Eldon Fallon declarou legalmente nulo o primeiro julgamento federal contra a Merck & Co., fabricante do analgésico Vioxx, porque o júri não conseguiu chegar a um veredicto unânime.
Os nove membros do júri de um processo federal não chegaram, no fim de semana, a um ponto comum em suas deliberações, que começaram na quinta-feira passada, sobre a possibilidade de o medicamento ter ocasionado a morte por ataque cardíaco de um homem na Flórida, em 2001.
O juiz Fallon disse que vai marcar uma conferência com os advogados do caso para os próximos dias, para estabelecer uma nova data para o julgamento.
No caso federal, os jurados devem decidir se o Vioxx influenciou ou não na morte de Richard Irvin Jr., de 53 anos, que tomou o medicamento durante um tratamento de menos de um mês contra dor nas costas.
Em agosto, a Merck & Co. foi considerada culpada pela morte de um homem no Texas em um julgamento estadual. Um outro caso em julgamento estadual em Nova Jersey isentou a empresa da morte de outro homem.



