• Carregando...
Julia Gillard foi eleita nova primeira-ministra da Austrália, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Ao lado dela seu vice e secretário do Tesouro Wayne Swan | Reuters
Julia Gillard foi eleita nova primeira-ministra da Austrália, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Ao lado dela seu vice e secretário do Tesouro Wayne Swan| Foto: Reuters

A trabalhista Julia Gillard é a nova primeira-ministra da Austrália. Ela venceu convenção partidária convocada um dia antes pelo ex-chefe de governo Phil Rudd para decidir quem lideraria o partido nas eleições gerais no país.

Rudd, que assumiu o poder em novembro de 2007, convocou a convenção partidária depois de Julia ter anunciado que desafiaria sua liderança no Partido Trabalhista. A votação ocorreu na manhã de quinta-feira (24, pelo horário local).

Julia Gillard foi eleita sem oposição, uma vez que Kevin Rudd retirou-se da disputa momentos antes da votação. Primeira mulher a chefiar o governo australiano, Julia terá como vice Wayne Swan, que manterá o posto de secretário do Tesouro.

A popularidade do governo tem caído nas pesquisas de opinião desde abril devido a uma série de fracassos políticos de Rudd, como o adiamento de um esquema de comércio de carbono e a incapacidade de negociar um controverso imposto sobre a mineração, o que irritou mineradores e decepcionou eleitores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]