Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Golpe

Junta do Níger assume poderes e vai nomear governo interino

Militares pretendem governar até que se realizem novas eleições. Tentativa do presidente deposto de permanecer no poder após termino do mandato havia gerado tensões no país

Porta-voz da junta militar eu entrevista à imprensa | reuters
Porta-voz da junta militar eu entrevista à imprensa (Foto: reuters)
Militares pretendem continuar no poder até a realização de novas eleições |

1 de 1

Militares pretendem continuar no poder até a realização de novas eleições

A junta militar do Níger anunciou na segunda-feira que assumirá todas as atribuições dos poderes Executivo e Legislativo até que haja eleições no país africano, mas que um governo provisório será nomeado.

O autointitulado Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD) disse também que designará um órgão para redigir uma nova Constituição, a ser adotada em referendo antes da eventual eleição. A junta não citou prazos.

"O presidente do CSRD vai nomear por decreto um primeiro-ministro e também os outros membros do governo", disse nota transmitida pela rádio estatal.

A junta que derrubou o presidente Mamadou Tandja na quinta-feira prometeu transferir o poder aos civis quando o processo estiver concluído. Tandja enfrentava protestos nos últimos meses por causa da sua tentativa de permanecer no poder após o final do seu segundo mandato.

Embora formalmente criticado pela comunidade internacional, o golpe foi visto por muitos como uma oportunidade para um recomeço, após meses de frustradas negociações com apoio externo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.