Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Planeta

Júpiter é atingido por corpo cósmico, que deixou uma cicatriz do tamanho da Terra

Especialistas acreditam que impacto pode ter sido provocado por um cometa. Primeiro impacto observado ocorreu há 15 anos

Imagem mostra detalhe da "cicatriz" do planeta gasoso: impacto ocorreu próximo ao polo sul de Júpiter | NASA/JPL/Infrared Telescope Facility/Handout / Reuters
Imagem mostra detalhe da "cicatriz" do planeta gasoso: impacto ocorreu próximo ao polo sul de Júpiter (Foto: NASA/JPL/Infrared Telescope Facility/Handout / Reuters)

Os restos de um corpo cósmico atingiram a superfície de Júpiter, afirmaram cientistas da Nasa. O astrônomo amador da Austrália observou a nova "cicatriz" do planeta gasoso no domingo, informando o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês), que confirmou a descoberta. De acordo com os especialistas, o impacto pode ter sido provocado possivelmente por um cometa. Glenn Orton, do JPL, disse à revista "New Scientist" que também poderia ser um bloco de gelo vindo dos arredores do planeta.

O impacto ocorreu em área próxima ao polo sul de Júpiter.

"Nós tivemos muita sorte de ver Júpiter no momento, hora e lado exatos. Não poderíamos planejar melhor", comemorou Orton.

Os cientistas também não sabem o tamanho do "objeto" que atingiu Júpiter, mas a zona de impacto cobre uma superfície do tamanho da Terra, disse o astrônomo Leigh Fletcher.

É a segunda vez que os cientistas conseguem observar tal impacto em Júpiter. O primeiro ocorreu há 15 anos, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 se partiu em 21 e atingiu a atmosfera do planeta.

"Esse tipo de evento é muito raro, então é extremamente empolgante estar envolvido nessas observações", disse Fletcher.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.