• Carregando...
Elon Musk em embalagem de picolé
Fabricante de picolé provoca Elon Musk colocando sua foto em um picolé: “devore os ricos” (EUA, julho de 2022). Bilionário foi inocentado por júri em julgamento de tweets sobre ações da Tesla, empresa de carros elétricos.| Foto: EFE/ Jorge Fuentelsaz

Um júri federal em São Francisco declarou nesta sexta-feira que Elon Musk não é responsável pelos prejuízos milionários que vários investidores atribuíram a tweets feitos pelo empresário em 2018, nos quais ele disse ter recursos suficientes para tirar a empresa da bolsa de valores, algo que nunca aconteceu.

A sentença do júri de nove pessoas foi decidida em duas horas, após um julgamento civil de três semanas sobre se o magnata enganou os investidores com os seus polêmicos posts no Twitter.

Trata-se de uma vitória para Musk, que testemunhou durante todo o julgamento que tinha capital suficiente para tirar a empresa da bolsa graças a promessas do fundo soberano da Arábia Saudita e à sua própria participação na SpaceX, e que não tinha más intenções em relação aos investidores.

"Estou considerando tirar a Tesla da bolsa a US$ 420 (por ação). Financiamento assegurado", disse o empresário no tweet julgado. Depois, acrescentou outra mensagem que dizia que "o apoio dos investidores está confirmado, a única razão pela qual isto não é certo é que depende do voto dos acionistas".

Na sequência das mensagens, o preço das ações da Tesla subiu acentuadamente apenas para cair alguns dias depois, uma vez que reportagens começaram a sugerir que não havia de fato esse financiamento assegurado.

Musk parecia estar em desvantagem, pois o juiz, Edward Chen, tinha considerado estas declarações falsas e enganadoras, mas o júri teve de determinar se foram estas mensagens que afetaram o preço das ações da Tesla, a possível intenção do acusado e o custo para os requerentes.

"O júri acertou. É tudo o que vou dizer", comentou Alex Spiro, um dos advogados de Musk e Tesla — também acusado —, após o anúncio da decisão, enquanto a defesa dos investidores disse que analisará os próximos passos, de acordo com a imprensa local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]