Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Justiça barra nova ordem de Trump para suspender vistos de estrangeiros em Harvard

Banner pendurado na Universidade de Harvard, EUA.
Bandeira com brasão da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. (Foto: Manu Ros/Unsplash)

Ouça este conteúdo

A juíza federal Allison Burroughs, do Tribunal Distrital de Massachusetts, bloqueou nesta quinta-feira (5) a nova ordem do presidente Donald Trump que suspendia a emissão de vistos para estudantes estrangeiros ingressarem em Harvard. A decisão é temporária e ocorreu horas após a universidade acionar a Justiça, alegando que a medida causaria “dano imediato e irreparável”.

A ordem assinada por Trump na quarta-feira (4) determinava a proibição por seis meses da entrada de alunos estrangeiros em Harvard, alegando riscos à segurança nacional, falta de combate ao antissemitismo e o envolvimento da universidade com países considerados adversários, como a China. O texto do governo apontou que “nos últimos dez anos, Harvard recebeu mais de US$ 150 milhões somente da China” e que a instituição teria “acolhido e treinado repetidamente membros de uma organização paramilitar do Partido Comunista Chinês”.

Trump também pediu que o Departamento de Estado avaliasse a possível revogação de vistos de alunos estrangeiros já matriculados, com base em preocupações de segurança. A universidade reagiu imediatamente, apontando violação de direitos constitucionais e represália política.

A juíza Burroughs já havia barrado, no mês passado, outra tentativa do governo de impedir Harvard de emitir vistos estudantis. Agora, a Justiça estende a proteção por pelo menos mais duas semanas, enquanto o processo segue em análise.

Harvard declarou que está buscando alternativas para garantir a permanência e continuidade dos estudos de alunos internacionais.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.