• Carregando...
Keiko Fujimori, candidata à presidência do Peru pelo partido de direita Força Popular, anunciou que irá reconhecer o resultado da eleição presidencial, 19 de julho
Keiko Fujimori, candidata à presidência do Peru pelo partido de direita Força Popular, anunciou que irá reconhecer o resultado da eleição presidencial, 19 de julho| Foto: EFE/ Paolo Aguilar/ Gazeta do Povo

A candidata Keiko Fujimori anunciou nesta segunda-feira que vai reconhecer o resultado das eleições presidenciais de 6 de junho no Peru, nas quais perdeu a disputa para o esquerdista Pedro Castillo. O resultado deve ser anunciado nas próximas horas pelo Júri Nacional de Eleições (JNE), principal órgão eleitoral do país.

"Hoje anuncio que, cumprindo meus compromissos com todos os peruanos, vou reconhecer os resultados, porque é isso que a lei e a Constituição que jurei defender exigem", disse a filha do ex-chefe de governo Alberto Fujimori em entrevista coletiva.

A candidata de direita afirmou ainda que aceitará a proclamação oficial apesar de considerá-la "ilegítima", pois alega que "descobriram algo que já não tem objeção: o Peru Libre (partido de Castillo) roubou milhares de votos no dia da eleição".

Keiko Fujimori fez esta declaração pouco depois de o JNE confirmar que vai proclamar e entregar credenciais ao próximo presidente do Peru, que de acordo com a apuração oficial será Castillo, ganhador do pleito por pouco mais de 44 mil votos de vantagem sobre ela.

Nesta segunda-feira, Fujimori perdeu os últimos recursos junto às autoridades eleitorais do Peru que poderiam impedir a proclamação de Castillo como presidente eleito do país. Todos os recursos feitos pelo Força Nacional, para anular os resultados do pleito, foram rechaçados em última instância pelo plenário do JNE, confirmaram fontes do órgão.

Keiko Fujimori contestava os resultados de cinco dos 60 júris eleitorais especiais que compõem o sistema peruano. Ontem, na justiça comum, já havia sido negada uma ação para anular todo o processo eleitoral no Peru, já que as acusações feitas de fraude não foram verificadas.

As tentativas de impugnação eram a última cartada de Keiko Fujimori, para impedir a posse de Castillo como presidente, após a apresentação de mais de 1.000 recursos. Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais, o candidato de esquerda foi eleito com 50,12% dos votos nas eleições realizadas em 6 de junho, com apenas 44 mil votos a mais do que a postulante de direita. Castillo deverá ser empossado no próximo dia 28, data em que o Peru comemora 200 anos de independência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]