• Carregando...
Ao retornar à Coreia do Sul, presidente Moon Jae-in disse que Kim quer marcar segundo encontro com Trump | ED JONES/AFP
Ao retornar à Coreia do Sul, presidente Moon Jae-in disse que Kim quer marcar segundo encontro com Trump| Foto: ED JONES/AFP

O ditador norte-coreano Kim Jong-un quer realizar, em breve, uma segunda reunião de cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acelerar o processo de desnuclearização, segundo informou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nesta quinta-feira (20). 

Moon retornou a Seul após uma reunião de três dias com Kim em Pyongyang. Lá, Kim prometeu permitir que inspetores externos verificassem o desmantelamento de um complexo de teste de míssil, e também abriu a possibilidade de desativar permanentemente o maior complexo nuclear da Coreia do Norte caso os Estados Unidos adotassem “medidas correspondentes”. 

Trump respondeu às notícias da cúpula dizendo que estava "muito animado", enquanto o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos estavam "preparados para se envolver imediatamente" com a Coreia do Norte para avançar no diálogo. 

Moon disse que Kim queria que Pompeo também fosse à Coreia do Norte.

"O presidente Kim Jong-un disse que quer a visita do secretário Pompeo na Coreia do Norte e uma segunda reunião com o presidente Trump para acontecer o mais cedo possível, a fim de acelerar o processo de desnuclearização", disse Moon a repórteres em seu retorno a Seul.  

Moon disse que Kim também comentou que o fechamento de um local de testes de armas nucleares em Punggye-ri poderia estar sujeito a verificação internacional. Ele disse que discutiria com Trump o objetivo dos líderes coreanos de declarar o fim da Guerra da Coreia até o final deste ano. 

"Uma vez que a Coreia do Norte adote medidas de desnuclearização, os EUA precisam garantir a segurança da Coreia do Norte de acordo", disse Moon.

Leia mais:  Ao receber Moon em Pyongyang, Kim diz que encontro com Trump estabilizou a região

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]