Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
argentina

Kirchner e Macri ignoram convite do papa para ritual de paz

 | TONY GENTILE/REUTERS
(Foto: TONY GENTILE/REUTERS)

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner e o recém-empossado Mauricio Macri ignoraram um convite do Papa Francisco para amenizar a tensão política no país.

O pontífice propôs que os dois políticos se reunissem em um evento público para plantar juntos um “ramo de oliveira da paz”, segundo fontes ouvidas pelo “La Nación” — mas o Papa Francisco ficou sem resposta de ambos os lados.

O silêncio de Kirchner e Macri explica, segundo o jornal argentino, por que o pontífice não enviou uma mensagem especial à Argentina no momento de transição do kirchnerismo ao novo governo. O evento proposto pelo Vaticano seria acompanhado também de um pronunciamento do papa ao seu país natal.

“Se não lhes interessou o gesto, agora não podem pedir uma mensagem do papa”, disse um porta-voz do Vaticano, que interpreta a recusa de Macri como um obstáculo à construção de um vínculo político sólido com a Igreja Católica.

Quando um chefe de Estado pede uma audiência com o papa, a resposta do Vaticano é geralmente positiva. Este protocolo diplomático, aliado às recentes visitas de Cristina ao pontífice, podem intensificar o mal estar entre Francisco e Macri.

Uma iniciativa semelhante já foi promovida pelo Vaticano entre os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas. Além disso, Bergoglio plantou uma árvore na Praça de Maio, em Buenos Aires, ao lado de autoridades argentinas em 2001.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.