Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
notas

Laboratório

Protótipo do scanner desenvolvido na Universidade de Tóquio | AFP
Protótipo do scanner desenvolvido na Universidade de Tóquio (Foto: AFP)

EUA retomam pesquisa com células-tronco

O governo norte-americano anunciou ontem que vai voltar a trabalhar na controversa pesquisa com células-tronco embrionárias de seres humanos. Na quinta-feira, uma corte de apelações dos Estados Unidos deu ao governo do presidente Barack Obama permissão para financiar estudos com células embrionárias.

"Estamos satisfeitos com a decisão temporária, que vai permitir que a pesquisa de células-tronco prossiga, enquanto apresentamos novos argumentos nas próximas semanas", disse em comunicado o Instituto Nacional de Saúde.

As pesquisas estavam suspensas por decisão do juiz distrital Royce Lambeth, para quem o uso de células-tronco violava a lei dos Estados Unidos porque destrói embriões humanos.

O diretor do Instituto Nacional de Saúde, Francis Collins, disse que 50 pedidos de pesquisas com células-tronco humanas que estavam sendo analisadas foram retiradas da pilha por causa da liminar de Lamberth. Ele disse que o instituto teria que congelar 54 milhões de dólares em concessões de financiamentos que seriam examinados neste mês.

Com a nova decisão, os projetos serão retomados.

* * * * * * * * *

Scanner copia livro de 170 páginas em 1 minuto

Pesquisadores japoneses anunciaram ontem terem de­­senvolvido uma tecnologia de scanner capaz de copiar um livro de 170 páginas em um mi­­nuto. Um protótipo do aparelho estará pronto dentro de alguns anos, afirmou o pesquisador que dirige a equipe da Universidade de Tóquio responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia, Yoshihi­­ro Watanabe. O scanner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo. "Consi­­deramos que se trata do sistema de scanner mais ve­­loz do mundo, pelo menos le­­vando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora", afirmou Watanabe.

* * * * * * * * *

China lançará segunda sonda lunar neste ano

A China lançará sua segunda sonda lunar até o fim do ano, enquanto seguem os preparativos para enviar astronautas à Lua até 2020.

"Pretendemos realizar um voo de testes até o fim do ano", disse Wu Weiren, engenheiro que su­­pervisiona o programa Chang’e-2, citado pelo jornal Diário do Povo.

A primeira sonda lunar chinesa foi lançada em outubro de 2007. A China se transformou no terceiro país do mundo a mandar um homem ao espaço em 2003, com uma missão tripulada por Yang Liwei.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.