
EUA retomam pesquisa com células-tronco
O governo norte-americano anunciou ontem que vai voltar a trabalhar na controversa pesquisa com células-tronco embrionárias de seres humanos. Na quinta-feira, uma corte de apelações dos Estados Unidos deu ao governo do presidente Barack Obama permissão para financiar estudos com células embrionárias.
"Estamos satisfeitos com a decisão temporária, que vai permitir que a pesquisa de células-tronco prossiga, enquanto apresentamos novos argumentos nas próximas semanas", disse em comunicado o Instituto Nacional de Saúde.
As pesquisas estavam suspensas por decisão do juiz distrital Royce Lambeth, para quem o uso de células-tronco violava a lei dos Estados Unidos porque destrói embriões humanos.
O diretor do Instituto Nacional de Saúde, Francis Collins, disse que 50 pedidos de pesquisas com células-tronco humanas que estavam sendo analisadas foram retiradas da pilha por causa da liminar de Lamberth. Ele disse que o instituto teria que congelar 54 milhões de dólares em concessões de financiamentos que seriam examinados neste mês.
Com a nova decisão, os projetos serão retomados.
* * * * * * * * *
Scanner copia livro de 170 páginas em 1 minuto
Pesquisadores japoneses anunciaram ontem terem desenvolvido uma tecnologia de scanner capaz de copiar um livro de 170 páginas em um minuto. Um protótipo do aparelho estará pronto dentro de alguns anos, afirmou o pesquisador que dirige a equipe da Universidade de Tóquio responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia, Yoshihiro Watanabe. O scanner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo. "Consideramos que se trata do sistema de scanner mais veloz do mundo, pelo menos levando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora", afirmou Watanabe.
* * * * * * * * *
China lançará segunda sonda lunar neste ano
A China lançará sua segunda sonda lunar até o fim do ano, enquanto seguem os preparativos para enviar astronautas à Lua até 2020.
"Pretendemos realizar um voo de testes até o fim do ano", disse Wu Weiren, engenheiro que supervisiona o programa Change-2, citado pelo jornal Diário do Povo.
A primeira sonda lunar chinesa foi lançada em outubro de 2007. A China se transformou no terceiro país do mundo a mandar um homem ao espaço em 2003, com uma missão tripulada por Yang Liwei.



