• Carregando...

Dados oficiais do governo apontam quatro bebês mortos e 54 mil crianças doentes após consumirem leite em pó contaminado. Mais de 10 mil crianças permanecem hospitalizadas por conta do escândalo, informou o governo chinês nesta quinta-feira (9). Elas consumiram a fórmula infantil do leite com melamina, produto químico que pode causar pedras nos rins e até matar. O Ministério da Saúde informou em seu site que ainda há 10.666 crianças em estado grave.

Mais de 30 países restringiram a importação de produtos do setor de laticínios provenientes da China. Nesta quinta, Cingapura informou que encontrou melamina em outros três produtos - dois sabores de um bombom e uma marca de leite em pó. Já Hong Kong afirmou ter encontrado traços de melamina em um biscoito.

Funcionários do setor de laticínios chinês adicionavam melamina ao leite para fraudar testes de níveis protéicos. Com isso, podiam acrescentar água à mistura, aumentando os lucros. Em pequena quantidade o componente químico não traz riscos, mas em níveis maiores pode causar problemas renais e inclusive matar. O Ministério da Saúde chinês determinou que será tolerada a presença de até 1 parte por milhão de melamina no leite em pó infantil, e até 2,5 partes por milhão do componente no leite líquido, em pó e outros produtos que contenham mais de 15% de leite.

Wang Xuening, um funcionário da pasta, explicou que pequenas quantidades de melamina podem estar no ambiente e acabar nos produtos. Porém não será tolerada nenhuma fraude, completou. O Ministério das Finanças alocou o equivalente a US$ 44 milhões para ajudar os fazendeiros do setor de laticínios, bastante prejudicados pelo escândalo. Muitos tiveram que se desfazer de grandes quantidades de leite, além de enfrentarem problemas para vendê-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]