Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Irã 1

Líder afegão recebe propinas, diz NYT

Teerã - O Irã tem pago propina ao chefe de Estado-Maior do Afeganistão, Umar Daudzai, para tentar "comprar" a lealdade do principal assessor do presidente Hamid Karzai e promover seus interesses no país asiático.

A revelação foi feita ontem pelo jornal The New York Times, em reportagem que cita como fontes, sem revelar nomes, funcionários afegãos e ocidentais em Cabul.

Os pagamentos, que somariam milhões de dólares, têm sido usados por Daudzai e Karzai para pagar parlamentares afegãos, líderes tribais e até mesmo comandantes do grupo radical Taleban para garantir sua lealdade, afirma o jornal.

Em agosto, relata o NYT, em visita de Karzai ao Irã, o embaixador iraniano no Afeganistão, Feda Hussein Maliki, embarcou no avião presidencial e deu uma bolsa de notas de euro a Daudzai.

Um funcionário do governo afegão, que presenciou o episódio, confirmou que o recebimento de dinheiro iraniano é uma rotina.

Fontes disseram que o objetivo de Teerã é tentar abrir brechas entre os afegãos e a Otan (aliança militar ocidental) no conflito que trava com o taleban no Afeganistão desde 2001.

Elas decidiram revelar os pagamentos por temor de que o chefe de Estado-Maior esteja tentando prejudicar as relações entre Karzai e os EUA, alegação que foi classificada por um assessor de Daudzai como "lixo".

Karzai e Maliki se negaram a responder as acusações.Daudzai foi embaixador do Afeganistão no Irã e, de acordo com os funcionários do governo, defende uma linha contrária ao Ocidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.