• Carregando...

O líder republicano irlandês Gerry Adams elogiou, neste domingo (5), o anúncio do grupo separatista basco ETA de cessar-fogo, dizendo que pode encerrar de forma permanente a violência e pediu que o governo espanhol responda positivamente ao comunicado. Adams, presidente do Sinn Fein, é tido como uma figura central no processo de paz da Irlanda do Norte e tem mantido conversas com o Batasuna, braço político do ETA, sobre como encerrar a violência na região basca. Há uma "longa afinidade" entre os republicanos irlandeses e o povo basco, disse Adams.

"Este é um comunicado significativo e tem potencial para trazer um fim permanente ao longo conflito no país basco", disse ele, em comentários citados na rede irlandesa RTE. "Agora é vital que o governo espanhol responda positivamente e abrace a oportunidade para avançar no processo de paz apresentado no anúncio de hoje e restabeleça rapidamente inclusive negociações políticas", afirmou.

O Sinn Fein era amplamente visto como o braço político do Exército Republicano Irlandês, o IRA, que deflagrou uma campanha de violência de 1970 a 1990, antes que o processo de paz tivesse início. Sinn Fein insiste que as organizações são separadas. O IRA baixou as armas em 2005. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]