• Carregando...
Kim Jong-Un posa com soldados em imagem não-datada | TSS/KCNA
Kim Jong-Un posa com soldados em imagem não-datada| Foto: TSS/KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, viaja com um lavabo móvel embutido nos carros de sua comitiva para seu uso exclusivo enquanto está na estrada para inspeções rotineiras das bases militares e indústrias estatais pelo país, segundo fontes próximas a seus guardas pessoais.

“Os banheiros não estão instalados apenas nos vagões de trem em que Kim viaja, mas também em todos os carros de porte médio ou pequeno que o transportem e até mesmo nos veículos especiais para terrenos montanhosos e nevados”, garante a fonte na província de Pyongan do Sul, próximo à base do comando de guarda montada para escoltar o líder.

“São vários veículos que contam com a adaptação para que as pessoas não saibam em qual eles está. Há também um outro carro separado que lhe serve de dormitório”.

As afirmativas foram confirmadas por uma outra fonte próxima à guarda de Kim, explicando que o líder precisa viajar constantemente pelo país para orientações de campo, o que requer dependências pessoais exclusivas para o Supremo.

“É absurdo pensar que, em uma sociedade como a nossa, o líder use um banheiro público só porque está no meio de uma viagem”, resume.

Até altas autoridades, como o diretor do gabinete político geral do Exército coreano, Hwang Pyong-so, poderiam enfrentar duras penalidades — inclusive morte — se forem encontrados usando as dependências pessoais de Kim.

“No Norte, a assistência do dormitório do líder é feita pelo Comando de Guarda, que supervisiona a própria segurança individual de Kim e sua família”, disse. “Se ele não usa o banheiro pela manhã, como de costume, ou se precisa usar durante o caminho, são necessários protocolos adicionais de segurança para os soldados da guarda. E quando estão nas vias expressas, de Mercedes, dizem que ele tem um penico separado”.

De acordo com os relatos, o banheiro exclusivo é só mais um item da longa lista de cuidados elaborados de Kim. Por causa do alto sigilo que o assunto requer, esse pode ser um dos afazeres mais desafiadores da rotina dos membros da guarda.

O culto à personalidade da dinastia Kim na Coreia do Norte é tão grande que a nação chegou a crer, no passado, que os líderes tivessem poderes mágicos e não precisassem usar o banheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]