Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Líder oposicionista pede diálogo com Assad e diz que potências não têm solução para a Síria

Moaz Alkhatib quer uma posição clara do presidente para iniciar negociações. Para ele, os sírios devem tomar decisões sem interferência externa

Sírios observam estrago após bombardeio na cidade de Aleppo | Aaref Hretani/Reuters
Sírios observam estrago após bombardeio na cidade de Aleppo (Foto: Aaref Hretani/Reuters)

O líder oposicionista sírio Moaz Alkhatib pediu nesta segunda-feira (4) ao presidente Bashar al-Assad que adote uma posição clara sobre a sua iniciativa de diálogo, acrescentando que o objetivo é pôr fim ao derramamento de sangue e ajudar "o regime a acabar pacificamente".

Em declarações após um encontro com autoridades russas e dos Estados Unidos na Alemanha, Alkhatib disse ao canal de notícias Al Jazeera que as grandes potências não têm uma solução para a guerra na Síria e só os sírios poderiam decidir sobre o caminho a seguir.

"O regime deve tomar uma posição clara (pelo diálogo). Nós dizemos que vamos estender nossa mão pelo interesse das pessoas e para ajudar o regime a acabar pacificamente", disse ele à emissora, que tem sua sede no Catar. "Agora a questão está nas mãos do regime."

Na semana passada, Alkhatib declarou estar pronto para dialogar com representantes de Assad se o governo libertasse cerca de 160.000 prisioneiros. Mas seu apelo foi recebido com críticas de dentro de sua própria coalizão, que se recusa a dialogar com Assad e diz que ele tem de deixar o poder.

Alkhatib disse que a sua iniciativa foi "humanitária", a fim de salvar vidas sírias e o que resta da infraestrutura do país, depois de quase dois anos de conflito.

"As grandes potências não têm uma visão (para uma solução) ... Só o povo sírio pode decidir sobre a solução."

Ele também afirmou que a formação de um governo de transição com plenos poderes era uma das opções em discussão após a reunião em Munique, mas não entrou em detalhes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.