Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após anos de repressão

Líder opositora da Venezuela ressurge no noticiário nacional

A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, fala com jornalistas após reunião com Rubio nos EUA (Foto: EFE/ Octavio Guzmán)

Ouça este conteúdo

O canal de televisão privado Venevision transmitiu declarações da líder opositora María Corina Machado após uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pela primeira vez em anos, nesta quarta-feira (28).

O episódio sinaliza o retorno de vozes opositoras ao regime chavista à programação noticiosa após anos de perseguição.

Durante as entrevistas dadas após o encontro com Rubio, Machado pediu uma "transição real" na Venezuela que não deixe nenhum "setor do regime" no poder.

Machado deixou a reunião afirmando que estas são "horas e dias decisivos" para o futuro de seu país e assegurou que seu movimento político conta com o apoio do chefe da diplomacia americana, a quem descreveu como "uma das pessoas que melhor entende o hemisfério".

"Estamos dispostos e trabalhando para facilitar uma transição real. Esta não é uma transição ao estilo russo, onde as máfias permanecem no poder", disse ela a repórteres ao ser questionada se estaria disposta a entrar em um governo de transição com a líder interina, a chavista Delcy Rodríguez.

A líder opositora expressou a Rubio sua intenção de retornar à Venezuela o mais breve possível e afirmou que está trabalhando para alcançar esse objetivo, embora não tenha descartado passar por outros países primeiro, um plano que, segundo ela, está em constante mudança.

Reação do chavismo

O ministro do Interior, o chavista Diosdado Cabello, reagiu à repercussão das declarações de Machado dentro da Venezuela, dizendo que suas estratégias de manobra estão se esgotando.

De acordo com o aliado do regime, a opositora busca provocar uma "comoção internacional" para voltar ao noticiário e defender "alguma relevância".

As declarações de Cabello foram pronunciadas durante o programa Con el Mazo Dando, apresentado por ele na televisão estatal.

Em uma referência direta à aparição de Machado no canal Venevision, o chavista afirmou que "sem aparecer, sua imagem se dilui".

"Escute-me, Venevision, sem estridência midiática sua figura se dilui. Sem manchetes, simplesmente desaparece", enfatizou Cabello.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.