• Carregando...

O líder da maioria na Assembléia Legislativa do Estado de Illinois, Michael Madigan, tomou o primeiro passo em direção ao impeachment do governador democrata Rod R. Blagojevich, ao propor a instituição de um comitê que analisará a cassação.

O comitê terá doze parlamentares democratas e nove republicanos, e buscará a cooperação do procurador federal americano Patrick Fitzgerald e do escritório do governador. Se a formação do comitê for aprovada no parlamento estadual mais tarde nesta segunda-feira (15), a cassação começará a ser discutida nesta terça-feira (16).

"Nós procederemos com toda a velocidade, mas tomaremos o cuidado para fazer com que tudo isso seja feito de uma maneira correta", disse Madigan, um democrata por Chicago.

A partir do momento que o comitê fizer sua recomendação, o Parlamento decidirá se Blagojevich será cassado ou não.

A cassação precisa primeiro ser aprovada pelos deputados e depois pelos senadores estaduais.

Embora democrata e tendo servido como dirigente do comitê de reeleição do atual governador, Madigan é rival de longa data de Blagojevich.

Ele não se disse surpreso quando soube que Blagojevich foi preso na semana passada, quando agentes federais apresentaram uma transcrição criminal de 76 páginas, acusando o governador de tentar vender uma vaga por Illinois no Senado federal, que foi ocupada pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama.

"Eu tive a oportunidade de conhecer o Sr. Blagojevich há mais de seis anos, então não estou surpreso", disse Madigan.

O líder republicano na Assembléia Legislativa, Tom Cross, disse apoiar a cassação e afirmou que espera que o processo seja "rápido e justo". As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]