• Carregando...

A procuradora-geral do Illinois pediu à Suprema Corte do estado americano que o governador Rod Blagojevich, acusado de corrupção, seja removido de seu posto.

Lisa Madigan fez o pedido nesta sexta-feira (12), à medida que a pressão para que o governador renuncie cresce. A moção põe em dúvida as condições do governador para exercer o mandato e pede que o tribunal o retire temporariamente.

Blagojevich, democrata de 51 anos, é é acusado de conspiração, de fraude, de pedir propina relacionada com o processo de sucessão do presidente eleito, Barack Obama, no Senado dos EUA e também de obter contribuições de campanha em troca de favores oficiais.

Ao longo da semana, Obama negou várias vezes que ele e sua equipe tivessem conhecimento do esquema ou envolvimento nele.

O governador e seu chefe de gabinete, John Harris, foram descobertos durante um processo federal de investigação, que incluiu uma série de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça no mês passado.

O governador, segundo as investigações, buscava um bom salário em uma fundação sem fins lucrativos ou afiliada a um sindicato, uma vaga em um conselho corporativo para sua mulher, promessas de verbas de campanha, e também um cargo de gabinete ou de embaixada relacionados com sua escolha para o Senado, segundo documento do FBI.

Blagojevich, que está em seu segundo mandato, é o último de uma série de governadores de Illinois a apresentar problemas com a lei. Seu antecessor imediato, George Ryan, está na prisão após uma condenação por corrupção.

No final da terça-feira, Blagojevich foi libertado sob fiança. Ele apareceu no tribunal de roupa esportiva e não fez comentários ao depositar a fiança de US$ 4.500.

Vaga no Senado

No estado de Illinois, base eleitoral do presidente eleito Barack Obama, o governador é encarregado de selecionar um sucessor quando um dos senadores do estado abandona o cargo antes do fim do mandato.

Obama, que era senador por Illinois, renunciou logo após ter sido eleito em 4 de novembro, para se dedicar integralmente à transição de governo.

Segundo Fitzgerald, a investigação não cita que Obama soubesse do suposto esquema do governador.

O procurador também disse que a prisão e o processo contra o governador não impedem Blagojevich de nomear o sucessor de Obama.

Gibbs, porta-voz de Obama, disse nesta quarta-feira (10) que o Congresso deveria considerar a hipótese de realizar uma eleição para escolher o novo senador por Illinois.

O governador e Harris são também acusados de terem ameaçado suspender a ajuda concedida pelo governo de Illinois ao grupo de imprensa Chicago Tribune a fim de "provocar uma fuga dos editorialistas do jornal", informou o secretário do promotor em comunicador.

Na sexta-feira, o "Tribune" divulgou que conversas de Blagojevich foram gravadas com autorização legal, como parte das investigações.

O governador nega as acusações. Na terça-feira, seu porta-voz, Lucio Guerrero, disse que o caso não tem impacto nos "serviços, obrigações e funções" do estado de Illinois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]