• Carregando...
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, em sua residência oficial, faz um comunicado em 3 de abril sobre o seu estado de saúde após contrair coronavírus. Johnson foi transferido para a UTI nesta segunda-feira
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, em sua residência oficial, faz um comunicado em 3 de abril sobre o seu estado de saúde após contrair coronavírus. Johnson foi transferido para a UTI nesta segunda-feira| Foto: 10 Downing Street / AFP

Líderes mundiais enviaram mensagens de apoio ao primeiro-ministro britânico Boris Johnson, 55 anos, que foi internado na UTI nesta segunda-feira (6) com covid-19.

Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente americano Donald Trump disse que ficou "muito triste" ao saber que o primeiro-ministro britânico foi transferido para a UTI e que "os americanos estão todos rezando pela recuperação dele".

Trump disse ainda que pediu que duas empresas ajudem o Reino Unido em meio à pandemia do novo coronavírus. "Pedi a duas empresas líderes - duas empresas brilhantes; para o ebola, para a Aids, elas trouxeram soluções e fizeram um trabalho incrível. E eu pedi que elas entrassem em contato com Londres imediatamente", afirmou o presidente americano, sem mencionar o nome das empresas. "Elas têm terapia muito avançadas e já chegaram em Londres".

O republicano disse que o seu governo entrou em contato com todos os médicos de Johnson. "Quando você é levado à terapia intensiva, [o caso] fica muito, muito sério com essa doença em particular".

Quando perguntado por jornalistas sobre mais informações sobre os medicamentos que pediu que fossem enviados a Johnson, Trump não deu muitos detalhes. "É um tratamento muito complexo de coisas que eles acabaram de desenvolver, e eles têm muita experiência com outras coisas, e mais recentemente com isso", explicou Trump, segundo o Guardian. "Eles tiveram encontros com os médicos, e veremos se eles querem ou não seguir essa rota. Mas quando você está em tratamento intensivo, é uma grande coisa".

O presidente da França, Emmanuel Macron, mandou uma mensagem de apoio a Johnson, a sua família e ao povo britânico "neste momento difícil", e desejou uma rápida recuperação ao primeiro-ministro.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disse que Boris Johnson tem o seu apoio e o do governo italiano. "Estamos confiantes de que o seu país passará por esse momento difícil", afirmou Conte.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também expressou desejo de boa recuperação para Johnson. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, cuja esposa teve covid-19 e se recuperou, disse que "espera vê-lo em breve de volta ao Número 10".

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que ele e o povo israelense "rezam por uma rápida e completa recuperação de nosso amigo" Boris Johnson.

As mensagens de apoio a Boris Johnson vieram também de adversários políticos em seu país, como Jeremy Corbyn e Nicola Sturgeon, além de seus antecessores, os ex-primeiros-ministros britânicos David Cameron e Theresa May.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]