Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espetáculo astronômico

Lua de Sangue: veja imagens surpreendentes do eclipse lunar mais longo do ano

Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.
GENEVA GENEVE GENF (Switzerland), 07/09/2025.- The Blood Moon is seen during a total lunar eclipse in the sky over of Geneva, Switzerland, 07 September 2025. (Suiza, Ginebra) EFE/EPA/SALVATORE DI NOLFI (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

No último domingo (7), o céu foi palco de um espetáculo astronômico: a Lua de Sangue. O fenômeno, resultado de um eclipse lunar total, deixou o satélite com um tom avermelhado que chamou a atenção de observadores em diversas partes do mundo.

Segundo a Nasa, isso acontece porque as cores com comprimentos de onda mais curtos – como azul e violeta – se dispersam mais facilmente na atmosfera terrestre. Já as de ondas mais longas, como vermelho e laranja, conseguem atravessar a atmosfera e, assim, tingem a Lua de tons alaranjados ou avermelhados durante o eclipse.

VEJA TAMBÉM:

O evento teve duração de 80 minutos, sendo o eclipse lunar mais longo de 2025, com seu ápice às 15h (horário de Brasília). Quanto mais perfeito o alinhamento entre Sol, Lua e Terra, maior a duração do eclipse total, segundo o Observatório Nacional.

No Brasil, não foi possível acompanhar o fenômeno a olho nu, mas o Observatório Nacional transmitiu a Lua de Sangue em tempo real pelo canal oficial no YouTube.

Já em regiões como Europa, África, leste da Austrália, Nova Zelândia e parte do Oriente, moradores puderam contemplar o espetáculo diretamente do céu noturno. Diversos registros fotográficos foram feitos e compartilhados a partir desses locais.

Confira algumas imagens:

Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.Lua de Sangue capturada em Tóquio, no Japão. (Foto: JIJI PRESS | EFE)
Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.Lua de Sangue vista da Suíça. (Foto: LAURENT GILLIERON | EFE)
Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.Eclipse lunar total capturado no Quênia. (Foto: DANIEL IRUNGU | EFE)
Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.Lua de Sangue capturada em Tóquio. (Foto: JIJI PRESS | EFE)
Lua de Sangue, no eclipse lunar total de setembro.Eclipse lunar total visto de Praga, na República Checa. (Foto: MARTIN DIVISEK | EFE)

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.