Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Lugo trata de câncer em São Paulo

Presidente do Paraguai será submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês para obter um diagnóstico detalhado da doença

Fernando Lugo embarca em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), cedido pelo governo brasileiro | Norberto Duarte/AFP
Fernando Lugo embarca em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), cedido pelo governo brasileiro (Foto: Norberto Duarte/AFP)

O presidente do Paraguai, Fer­­nando Lugo, chegou ontem ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para se submeter a exames médicos mais detalhados sobre seu linfoma, diagnosticado na semana passada. Lugo veio ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira, cedido pelo presidente Luiz Iná­­cio Lula da Silva. Ele foi de helicóptero do aeroporto ao hospital, onde uma equipe vai avaliar a gravidade do linfoma e o tratamento a ser realizado.

Além do ministro de Informa­­ção, Augusto dos Santos, viajaram com o presidente paraguaio o seu médico pessoal, Néstor Mar­­tínez, o hematologista Alfredo Boccia, o chefe de gabinete, Mi­­guel López Perito, e um membro da família.

Lugo foi atendido no Sírio-Li­­banês pela equipe do oncologista Frederico Costa, segundo Santos, acrescentando que Lugo estava "animado".

O ex-bispo católico irá se submeter a uma tomografia, a análise de sangue e biópsia de medula óssea. "A prioridade é o diagnóstico do presidente", disse o ministro, explicando que os exames devem ser realizados na tarde de hoje e todo o dia de amanhã.

O médico Boccia afirmou na segunda-feira que o linfoma diagnosticado no presidente encontra-se avançado, porque afeta os gânglios em cima e embaixo do diafragma, mas a doença é tratável com quimioterapia a ser realizada no Paraguai.

O diagnóstico inesperado do presidente de 59 anos – que pôs fim a mais de seis décadas de go­­verno conservador no país – causou um rebuliço político pe­­la pos­­sibilidade de ele não concluir o mandato de cinco anos em 2013.

O vice-presidente Federico Franco – um conservador com quem o ex-bispo católico Fernan­­do Lugo, com origens na esquerda, possui uma tensa relação – ficará a cargo da Presidência na ausência do chefe de Estado.

Franco é um dos líderes do con­­servador Partido Liberal Radi­­cal Autêntico (PLRA), que na eleição presidencial de 2008 obteve 75% do total de votos de Lugo.

Em princípio, Lugo teria de se submeter a seis sessões de quimioterapia a cada três semanas, tratamento que, segundo Boccia, é menos agressivo que em outros tipos de cânceres e o permitiria até mesmo a tomar decisões vinculadas ao exercício do cargo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.