Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iniciativa do petista

Lula e Putin concordam em usar ONU e Brics para defender Venezuela

Lula (PT) telefonou para o ditador da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14) (Foto: EFE/EPA/MAXIM SHEMETOV )

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (14) com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, ocasião na qual ambos concordaram na análise sobre a situação na Venezuela, segundo destacou o Kremlin.

"Os líderes trocaram opiniões sobre a atualidade internacional, com especial atenção à situação na Venezuela", destaca a nota oficial emitida pelo Kremlin.

Segundo o comunicado, Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de se garantir "a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana".

Os dois manifestaram "preocupação" com o uso da força e a violação do direito internacional na região, após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos EUA no último dia 3 de janeiro. Além disso, ressaltaram a importância de "continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo".

A iniciativa da ligação partiu do lado brasileiro, segundo ressaltou o regime russo. Horas antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já havia saudado a política da ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na defesa da soberania do país diante da "operação ilegal" de Washington.

"Observamos com grande interesse, preocupação e simpatia como as autoridades venezuelanas defendem seus direitos e sua independência, ao mesmo tempo em que demonstram flexibilidade e expressam sua vontade de dialogar com os EUA", afirmou Lavrov em entrevista coletiva. 

O Itamaraty também comentou o telefonema. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil destacou que Lula e Putin convergiram na avaliação do cenário internacional, com ênfase para a crise venezuelana e o papel dos BRICS na defesa da “governança global”.

"[Lula e Putin] Manifestaram preocupação com a situação da Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança".

O governo brasileiro também informou que o telefonema incluiu tratativas sobre a próxima Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil–Rússia, em 5 de fevereiro, e que Moscou se comprometeu a enviar uma delegação de alto nível ao encontro em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.