Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alinhamento

Lula envia ao congresso acordo de troca de informações com o Vietnã

Alinhamento socialista: o presidente Lula (PT) e o presidente do Vietnã, Luong Cuong, durante visita de Lula ao país socialista em Março de 2025. Agora, Lula envia ao Congresso um acordo de troca de informações entre os países.
Alinhamento socialista: o presidente Lula (PT) e o presidente do Vietnã, Luong Cuong, durante visita de Lula ao país socialista em Março de 2025. Agora, Lula envia ao Congresso um acordo de troca de informações entre os países. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Lula (PT) enviou ao Congresso Nacional um acordo firmado em março de 2025 entre Brasil e Vietnã. Lula publicou o despacho no diário oficial desta terça-feira (21). Cabe ao Congresso Nacional deliberar sobre o assunto.

O chamado "Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Socialista do Vietnã sobre Troca e Proteção Mútua de Informações Classificadas" ficará sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional da
Presidência da República (GSI). Por outro lado, no Vietnã socialista, a responsabilidade é do Ministério da Segurança Pública.

O texto estabelece que "representantes das duas autoridades competentes podem visitar mutuamente suas instalações com o objetivo de adquirir conhecimento sobre os procedimentos de segurança e medidas aplicáveis à Informação Classificada, sujeito à aprovação da Autoridade anfitriã."

VEJA TAMBÉM:

Outros quatro acordos foram celebrados

O acordo vem de uma visita de Lula ao Vietnã em março de 2025. Além dele, Lula celebrou com o país socialista outros atos:

  • Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica;
  • Acordo sobre o Exercício de Atividade Remunerada por parte de Dependentes de Missões Diplomáticas, Repartições Consulares e Missões Permanentes junto a Organismos Internacionais;
  • Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Grupo de Direção sobre Cooperação Comercial e Industrial;
  • Memorando de Cooperação entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Vietnamita de Futebol (VFF);

Mais tarde, em julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também fechou acordo com o Vietnã. A tarifa de exportação ao país, anteriormente em 40%, passou para 20%.

Lula recebe críticas por seu alinhamento com países autoritários, sobretudo a China. O regime de Xi Jinping tem sido considerado pelo governo como um possível substituto dos Estados Unidos, em termos de comércio. Trump vê os BRICS como ameaça à segurança dos Estados Unidos, e por isso trabalha para responder ao avanço do grupo. Enquanto isso, Lula considera os BRICS como "novo nome da defesa do multilateralismo."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.