• Carregando...
Presidente da França, Emmanuel Macron, oferece apoio para solucionar crise na Venezuela | PHILIPPE WOJAZER/
AFP
Presidente da França, Emmanuel Macron, oferece apoio para solucionar crise na Venezuela| Foto: PHILIPPE WOJAZER/ AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, ofereceu ajuda para mediar a crise na Venezuela e condenou a recente violência no país sul-americano, em meio à tentativa do presidente Nicolás Maduro de consolidar seu poder por meio de uma nova Assembleia Constituinte. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (4), Macron criticou a recente prisão de dois líderes oposicionistas na Venezuela e disse que Paris "apoiará qualquer mediação que permita a retomada de um diálogo confiável, sincero e sério...para acabar com a espiral de violência."

Leia também: 9 motivos pelos quais o PT, PDT e PC do B deveriam ter vergonha de apoiar Maduro

Recentemente, Macron enviou uma carta a Maduro propondo esforços de mediação, e o embaixador francês Romain Nadal vem se reunindo com representantes do governo venezuelano e da oposição.

Enquanto alguns países defendem sanções contra a Venezuela, a França torce por uma solução negociada da crise venezuelana. Na semana passada, Macron negociou conversas de paz de entre grupos rivais da Líbia e vem tentando aprimorar o perfil diplomático da França desde que foi eleito, em maio.

Crise 

A Venezuela vive uma crise econômica e política desde 2014, mas que foi intensificada em abril deste ano. De acordo com o Observatório de Conflitos Sociais Venezuelanos, desde 1º de abril, foram registrados no país 6.729 protestos e 428 saques. Cento e cinquenta e sete pessoas morreram, sendo a maioria civis.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]