
Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse nesta quinta-feira (6) que sua província, a mais populosa do Canadá, vai aplicar uma tarifa de 25% sobre as exportações de eletricidade para os estados americanos de Minnesota, Michigan e Nova York.
Em entrevista à emissora americana CNN, Ford afirmou que as taxas serão impostas a partir de segunda-feira e impactarão 1,5 milhão de domicílios e empresas nos três estados. “Realmente me incomoda que tenhamos que fazer isso”, disse o premiê.
A medida de Ford é uma resposta às tarifas sobre importações do Canadá implementadas esta semana pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O premiê já havia dito que cogitava cortar as exportações de energia de Ontário para os Estados Unidos.
Na terça-feira (4), entraram em vigor nos Estados Unidos tarifas extras de 25% sobre importações do Canadá e do México e de 10% sobre produtos da China (o mesmo índice já havia sido aplicado em fevereiro, ou seja, o acumulado ficou em 20%), medidas que fizeram os governos dos países afetados também anunciarem sobretaxas sobre importações dos EUA.
Entretanto, na quarta-feira (5), Trump decidiu adiar em um mês a aplicação de tarifas sobre automóveis importados do México e do Canadá e hoje suspendeu pelo mesmo período as tarifas aplicadas aos produtos mexicanos. Por ora, a mesma medida não foi anunciada a respeito de importações do Canadá.
O premiê do país, Justin Trudeau, afirmou nesta quinta-feira que o Canadá não eliminará as tarifas impostas aos EUA até que Trump cancele completamente as que afetam seu país.