Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sul da Itália

Maior vulcão ativo da Europa, Etna entra em erupção

Localizado na Sicília, Etna entrou em erupção, mas autoridades afirmaram que por ora não há riscos para a população local e turistas (Foto: EFE/ANSA)

Ouça este conteúdo

O Monte Etna, o maior vulcão ativo da placa europeia e localizado na ilha da Sicília, no sul da Itália, entrou em erupção novamente com explosões poderosas, uma alta coluna de fumaça e um fluxo piroclástico em sua encosta sudeste.

As autoridades asseguram que a erupção não representa perigo para a população, já que não ultrapassou um vale a 2,8 mil metros de altitude.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) está monitorando a situação e, em seu último boletim, confirmou a presença de fluxos piroclásticos, fluxos de lava e gases em movimento ao nível do solo, utilizando suas câmeras térmicas.

O fluxo, explica o observatório, foi provavelmente causado pelo colapso de parte da cratera sudeste, mas “o material quente” “não parece ter ultrapassado” o Vale do Leão, que os excursionistas costumam atravessar em sua subida ao Etna.

A primeira notificação do INGV chegou às 2h39 (hora local, 21h39 de domingo no horário de Brasília), quando avisou para “uma repentina mudança de parâmetros” a uma altitude de 2,8 mil metros neste enorme e muito ativo vulcão siciliano.

Em seguida, observou-se atividade do tipo “estromboliano” — explosiva, mas liberando energia “modesta” — na cratera sudeste, bem como “um aumento gradual” dos tremores.

Em seu último relatório, o INGV relata que a atividade explosiva na cratera sudeste levou a erupções de lava e que os tremores vulcânicos atingiram “níveis muito altos”.

Esta erupção do imponente Etna pôde ser claramente observada da cidade vizinha de Catânia, que, no entanto, mantém seu aeroporto em operação.

O presidente da Sicília, Renato Schifani, descartou por enquanto qualquer perigo para a população, de acordo com informações recebidas da Defesa Civil.

“De acordo com os dados iniciais, o material não atingiu a borda do Vale do Leão e, como me garantiram, não há perigo para a população”, afirmou.

No entanto, o chefe da Defesa Civil da Sicília, Salvo Cocina, reiterou “a máxima preocupação” com os excursionistas e pediu que “evitem a área no topo do vulcão” ao menos até novo aviso, devido à “potencial evolução do fenômeno”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.