Publicidade
Internacional

Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com transtornos mentais no mundo

O contato diário com a Palavra de Deus nutre a fé pessoal, impulsionando momentos de introspecção, discernimento e fortalecimento espiritual
O contato diário com a Palavra de Deus nutre a fé pessoal, impulsionando momentos de introspecção, discernimento e fortalecimento espiritual (Foto: BeyondJ / Pixabay)

Uma associação católica norte-americana dedicada ao ministério de saúde mental lançou dois novos recursos online para ajudar os católicos a compreender melhor os sinais de problemas de saúde mental e como acompanhar aqueles que sofrem com isso em homenagem ao Mês de Conscientização sobre Saúde Mental.

A Associação Internacional de Ministros Católicos de Saúde Mental apresentou um trailer dos novos cursos online no Vaticano em 10 de outubro — Dia Mundial da Saúde Mental — durante sua reunião internacional realizada em Roma e no Vaticano, que teve como título "Uma Presença Curadora: O Chamado da Igreja ao Ministério de Saúde Mental".

Os cursos online incluem um curso de uma hora e um curso de duas horas. O curso de uma hora concentra-se na alfabetização em saúde mental e visa ajudar as pessoas a reconhecer os sinais e sintomas das formas mais comuns de doença mental, como depressão, vício, trauma e transtorno bipolar.

O curso de duas horas é intitulado "Primeiros Socorros Psicológicos" e equipa os indivíduos com as habilidades e conhecimentos reais para poder ajudar alguém em sofrimento.

O vídeo afirma que os cursos não têm a intenção de treinar pessoas sobre como diagnosticar problemas ou como fornecer tratamento; em vez disso, eles mesclam recursos de fé com habilidades para reconhecer, falar sobre e apoiar pessoas que mostram sinais de problemas de saúde mental.

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) enfatizou a importância de ajudar aqueles que sofrem de um problema de saúde mental. O Domingo da Saúde Mental faz parte da Campanha Nacional Católica de Saúde Mental da USCCB, uma iniciativa anual dos bispos norte-americanos que incentiva os fiéis a responder e trazer conscientização para a crescente crise de saúde mental no país.

Embora a campanha seja uma iniciativa durante todo o ano, uma ênfase especial é colocada na questão todos os anos de 10 a 18 de outubro. Durante essa semana, a Novena pela Saúde Mental é rezada e lança o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro). Também inclui o Domingo da Saúde Mental — que ocorre no domingo que cai dentro do período da novena — e termina na festa de São Lucas (18 de outubro), o santo padroeiro da saúde.

A novena inclui temas relacionados à saúde mental para refletir e usa uma estrutura de orar-aprender-agir, o que significa que cada dia inclui uma oração, uma seção onde os participantes podem aprender sobre questões de saúde mental e sobre aqueles que sofrem, e um chamado à ação onde os participantes são encorajados a se envolver ou fazer mais para espalhar a conscientização.

A USCCB incentiva paróquias e dioceses a lançar recursos de apoio à saúde mental ou fornecer materiais no nártex após as missas, participar da novena como comunidade paroquial, convidar os paroquianos a trazer suas petições sobre questões de saúde mental para rezar como comunidade, incluir questões de saúde mental durante a Oração dos Fiéis em todas as missas, ou oferecer uma bênção para aqueles que trabalham em ministérios de saúde mental em preparação para o Domingo da Saúde Mental, bem como continuar essas iniciativas ao longo do ano.

O Papa Leão XIV também convocou os fiéis a se unirem em oração durante o mês de outubro pelo ministério de saúde mental.

"Melancolia, mau caráter, confusão dos sentidos — hoje, entendemos que por trás desses velhos rótulos está um sofrimento profundo e silencioso não apenas daqueles afetados por transtornos mentais, mas também de seus entes queridos e suas comunidades", disse o Papa Leão em um vídeo divulgado em 1º de outubro no X.

Ele acrescentou: "Vivemos em um mundo cheio de tensões, e mesmo enquanto as soluções crescem, também cresce o número de pessoas em crise. Neste outubro, rezemos pelo ministério de saúde mental — um serviço urgente e cada vez mais necessário em nossa Igreja e no mundo".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas — cerca de 1 em cada 7 indivíduos — em todo o mundo estão vivendo com um transtorno de saúde mental.

©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Catholic association launches online courses to equip faithful for mental health ministry https://www.ewtnnews.com/world/us/catholic-association-launches-online-courses-to-equip-faithful-for-mental-health-ministry

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.