
Um tumulto desencadeado por um acidente durante a noite em uma floresta causou a morte de mais de 100 peregrinos hindus no estado de Kerala, no sul da Índia, segundo informaram autoridades e a polícia local neste sábado (15).
O subencarregado da polícia estatal declarou a jornalistas que 102 pessoas haviam morrido no incidente na noite de sexta-feira. Autoridades de um templo hindu estimam em cerca de 100 os mortos, disse o ministro de assuntos religiosos de Kerala, Ramachandran Kadannappally, por telefone.
Um ônibus levando peregrinos de volta ao estado de Karnataka colidiu com um jipe e perdeu o controle, atropelando pessoas que caminhavam nas proximidades, segundo Kadannappally. Peregrinos em pânico começaram a correr.
O ministro-chefe de Kerala, V.S Achuthanandan, convocou uma reunião de emergência do governo do estado e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, prometeu enviar cerca de 100 mil rupias (2,2 mil dólares) em compensação para cada família das vítimas, informou a agência Press Trust of India.
"É um incidente infeliz. O primeiro-ministro nos telefonou e garantiu que serão tomadas todas as medidas. Meu governo decidirá sobre uma quantia adequada como compensação," afirmou Achuthanandan à CNN-IBN.
Quando começou o corre-corre, milhares de pessoas estavam reunidas no santuário de Sabarimala, que fica numa montanha, na sexta-feira à noite, último dia de um festival religioso anual.



