Cabul Tropas da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos mataram mais de 130 combatentes talebans no Afeganistão nos últimos dias, informaram ontem fontes militares, mas milhares de afegãos protestaram dizendo que as vítimas eram civis.
A ofensiva, com apoio aéreo, teve duas batalhas separadas na província de Herat no oeste do país, disse o Exército dos EUA em comunicado.
As mortes provocaram protesto o segundo em dois dias no país contra o que moradores afirmam ser mortes de civis.
A província de Herat, que faz fronteira com o Irã, era um lugar relativamente seguro em comparação com o sul e o leste, onde o Taleban está mais ativo.
As duas batalhas aconteceram no vale de Zerkoh, ao sul do distrito de Shindand, onde tropas ocidentais têm uma grande base e na província de Farah, mais ao sul.
Foram mortos 87 combatentes talebans durante 14 horas de batalha com forças lideradas pelos EUA e soldados do Afeganistão no domingo.
Outros 49 talebans, incluindo dois líderes, foram mortos dois dias antes, depois que um grupo de guerrilheiros disparou contra uma patrulha conjunta da coalizão com soldados afegãos em outra parte do vale.



