• Carregando...

Mais de 30 civis foram mortos e dezenas ficaram feridos no sábado num ataque aéreo de forças internacionais contra o Talebã, na província de Helmand, sul do Afeganistão, informou uma autoridade regional.

"Aconteceu no início da manhã", disse Mohammed Daoud à Reuters. "Entre 30 e 37 civis foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos."

Um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, na sigla em inglês) para o Afeganistão, liderada pela OTAN, confirmou o incidente, mas disse ter ouvido relatos de que apenas um "pequeno número" de civis tinha sido afetado.

O major da Força Aérea dos EUA, John Thomas, disse que após um longo conflito, sob fogo constante do Talebã, as tropas da ISAF pediram mais apoio aéreo durante uma operação em Helmand, onde o Talebã ressurgiu este ano.

"Todas as posições inimigas foram destruídas, mas após as forças amigas inspecionarem a área houve relatos de algumas possíveis mortes de civis", disse.

"Os restos de algumas pessoas que pareciam civis foram encontrados entre os soldados inimigos numa trincheira", afirmou.

O aumento do número de mortes no conflito tem tornado os civis afegãos um ponto delicado para o presidente Hamid Karzari, apoiado pelo ocidente, que também tenta conter a corrupção e melhorar a economia.

Cerca de 300 civis foram mortos em operações realizadas por forças internacionais somente este ano, segundo autoridades do governo, moradores e grupos de assistência.

Muitos outros foram mortos por atentados suicidas do Talebã e bombas de beira de estrada.

O Afeganistão passa pelo período mais sangrento desde a queda do Talebã, e este ano é considerado um momento crítico para todos os lados envolvidos no conflito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]