Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
identidade

Mais um país anuncia mudança de nome

A Antiga República Iugoslava da Macedônia passará a ser conhecida como Macedônia do Norte. Decisão coloca fim em disputa que se arrastava desde os anos 90. Em pouco mais de um mês, é a segunda nação a trocar de identidade

Gregos protestam em Atenas contra a decisão da Antiga República Iugoslava do Norte em usar o nome de Macedônia do Norte | LOUISA GOULIAMAKI/AFP
Gregos protestam em Atenas contra a decisão da Antiga República Iugoslava do Norte em usar o nome de Macedônia do Norte (Foto: LOUISA GOULIAMAKI/AFP)

Mais um país anunciou que está mudando de nome. A Grécia concordou em reconhecer seu vizinho do norte como Macedônia do Norte, encerrando uma disputa que se arrastava há anos. O país, de 25 mil quilômetros quadrados e 2,1 milhão de habitantes, era conhecido como Antiga República Iugoslava da Macedônia.

Segundo a rede de televisão Euronews, o uso do nome gerava controvérsias para os gregos porque usava o mesmo nome de uma região vizinha no Norte da Grécia. Atenas reivindicava o nome, argumentando que era usado desde os tempos de Alexandre o Grande, que foi rei da região entre 336 a.C. a 323 a.C. 

Ao adotar o nome de Macedônia, em 1991, a antiga república iugoslava enfureceu muitos gregos, que suspeitavam das ambições territoriais de seu vizinho. A segunda maior cidade grega, Tesalônica, está situada na Macedônia. 

Leia também: ï»¿Rei da Suazilândia rebatiza país como Reino de eSwatini

A disputa chegou ao fim após os primeiros ministros grego, Alexis Tsipras, e macedônio, Zoran Zaev se reunirem durante a cúpula da União Europeia, que aconteceu no mês passado, na Bulgária. 

Segundo a rede britânica BBC, Tsipras qualificou a decisão de uma grande vitória, mas também uma grande oportunidade histórica. Para Zaev, de acordo com o jornal The Guardian, a decisão abre caminho para que a Macedônia do Norte entre na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia. 

É o segundo país em menos de um mês que muda de nome. Desde 18 de maio, a Suazilândia, um pequeno país no Sul da África, passou a ser conhecida como Reino de Eswatini. A mudança, de acordo com a agência espanhola de notícias EFE, quase não teve nenhum impacto no país, uma vez que seus habitantes já se referiam ao país como tal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.