• Carregando...
Gregos protestam em Atenas contra a decisão da Antiga República Iugoslava do Norte em usar o nome de Macedônia do Norte | LOUISA GOULIAMAKI/AFP
Gregos protestam em Atenas contra a decisão da Antiga República Iugoslava do Norte em usar o nome de Macedônia do Norte| Foto: LOUISA GOULIAMAKI/AFP

Mais um país anunciou que está mudando de nome. A Grécia concordou em reconhecer seu vizinho do norte como Macedônia do Norte, encerrando uma disputa que se arrastava há anos. O país, de 25 mil quilômetros quadrados e 2,1 milhão de habitantes, era conhecido como Antiga República Iugoslava da Macedônia.

Segundo a rede de televisão Euronews, o uso do nome gerava controvérsias para os gregos porque usava o mesmo nome de uma região vizinha no Norte da Grécia. Atenas reivindicava o nome, argumentando que era usado desde os tempos de Alexandre o Grande, que foi rei da região entre 336 a.C. a 323 a.C. 

Ao adotar o nome de Macedônia, em 1991, a antiga república iugoslava enfureceu muitos gregos, que suspeitavam das ambições territoriais de seu vizinho. A segunda maior cidade grega, Tesalônica, está situada na Macedônia. 

Leia também: ï»¿Rei da Suazilândia rebatiza país como Reino de eSwatini

A disputa chegou ao fim após os primeiros ministros grego, Alexis Tsipras, e macedônio, Zoran Zaev se reunirem durante a cúpula da União Europeia, que aconteceu no mês passado, na Bulgária. 

Segundo a rede britânica BBC, Tsipras qualificou a decisão de uma grande vitória, mas também uma grande oportunidade histórica. Para Zaev, de acordo com o jornal The Guardian, a decisão abre caminho para que a Macedônia do Norte entre na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia. 

É o segundo país em menos de um mês que muda de nome. Desde 18 de maio, a Suazilândia, um pequeno país no Sul da África, passou a ser conhecida como Reino de Eswatini. A mudança, de acordo com a agência espanhola de notícias EFE, quase não teve nenhum impacto no país, uma vez que seus habitantes já se referiam ao país como tal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]