• Carregando...
Malala Yousafzai declarou que a crise de refugiados é “uma tragédia que parte o coração”. | Jamal Saidi/Reuters
Malala Yousafzai declarou que a crise de refugiados é “uma tragédia que parte o coração”.| Foto: Jamal Saidi/Reuters

A paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do prêmio Nobel da Paz, comemorou neste domingo (12) sua passagem à maioridade inaugurando um colégio para meninas sírias refugiadas no Líbano, informou a imprensa libanesa e a fundação liderada pela jovem.

“É uma honra comemorar meu 18º aniversário com as valentes e inspiradoras meninas da Síria. Sua coragem e dedicação para prosseguir sua educação em circunstâncias difíceis inspira as pessoas no mundo todo, e é nosso dever estar ao lado delas”, disse Malala na abertura da escola que leva seu nome e que fica no vale do Bekaa, perto da fronteira com a Síria.

Em entrevista a jornais libaneses, a jovem enviou uma mensagem aos líderes do Oriente Médio e de todo o mundo, acusando-os de estar falhando no que diz respeito aos refugiados sírios, sobretudo as crianças.

“Essa é a crise de refugiados mais grave do mundo em décadas, é uma tragédia que parte o coração”, declarou Malala.

A fundação da jovem financia um programa de formação acadêmica e profissional destinado a 200 refugiadas sírias de 14 a 18 anos, através do Ministério da Educação libanês e em colaboração com a ONG local Kayany. O objetivo é fazer com que as menores adquiram conhecimentos e ferramentas para serem independentes no futuro.

A fundação também anunciou uma doação de US$ 250 mil (R$ 790 mil) às agências da ONU para a infância e refugiados (Unicef e Acnur), a fim de financiar o programa de escolarização de meninas sírias no campo de refugiados de Azraq, na Jordânia.

A adolescente se tornou um ícone da luta pela educação feminina depois que em 2012 sofreu um ataque de talibãs paquistaneses.Em 2014 ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]