Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Malala Yousufzai deixa hospital, mas permanece no Reino Unido

Jovem foi baleada por fazer campanha pela educação de garotas no Paquistão. Ela seguirá em recuperação em Birmingham

Malala Yousufzai, a jovem que levou um tiro na cabeça por fazer campanha pela educação de garotas no Paquistão, foi liberada nesta sexta-feira (4) do hospital onde estava internada em Birmingham, no Reino Unido. Ela foi atacada em novembro passado por radicais do Talibã, que acusam a menina de 15 anos de fazer campanha pró-Ocidente e contra o Islã.

Apesar da alta, Malala vai continuar em reabilitação em sua casa temporária no Reino Unido, segundo médicos. Ela contribuía para um blog da emissora BBC, onde escrevia sobre o dia a dia das meninas em seu país e a opressão do Talibã contra a educação de garotas.

A jovem foi atacada enquanto seguia para sua escola no Vale do Swat, região Norte do Paquistão. Ela levou dois tiros: um no pescoço e outro na cabeça. O ataque foi assumido pelo braço dos extremistas do Talibã no território paquistanês.

Em situação delicada, Malala foi transferida para o Reino Unido, onde foi submetida a cirurgias para a retirada das balas, e ficou internada no hospital Queen Elizabeth, para onde soldados britânicos feridos em conflito costumam ser levados.

Após a ataque, ela chegou a ser cogitada para o Prêmio Nobel da Paz de 2012, e seu pai ganhou um cargo diplomático na Inglaterra, o que dá garantias de que Malala permanecerá no Reino Unido enquanto necessitar de tratamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.