• Carregando...
Em protesto em Nova Iorque, manifestantes seguraram cartazes pedindo “revolução socialista”
Em protesto em Nova Iorque, manifestantes seguraram cartazes pedindo “revolução socialista”| Foto: EFE/EPA/JASON SZENES

Protestos foram registrados em algumas cidades dos Estados Unidos na noite de sexta-feira (19) para sábado (20), reunindo manifestantes contrários à absolvição do ex-cadete de polícia Kyle Rittenhouse, 18 anos. Em julgamento na sexta-feira, um júri em Kenosha, no estado de Wisconsin, considerou o jovem inocente de todas as acusações.

Em agosto de 2020, Rittenhouse matou dois homens e feriu um terceiro em Kenosha, durante protestos contra o caso de um homem negro, Jacob Blake, que ficou paralítico após ser baleado por um policial. O júri corroborou a alegação dos advogados de Rittenhouse de que ele foi agredido e ameaçado por manifestantes e apenas reagiu em legítima defesa.

Nos protestos desta sexta-feira, a situação mais tensa ocorreu em Portland, no Oregon, segundo informações do Washington Post. Houve uma tentativa de invasão do prédio do Centro de Justiça e relatos de vidros de veículos e janelas de uma gráfica da cidade sendo quebrados. A polícia informou que um mandado de prisão foi cumprido e cinco citações e 17 advertências foram emitidas.

Em Kenosha, onde o governo do Wisconsin havia colocado 500 membros da Guarda Nacional em alerta antes do veredicto, não houve grandes distúrbios.

Ocorreram manifestações em Chicago, Nova Iorque e Oakland, na Califórnia, mas, segundo a imprensa americana, foram pacíficas – no Brooklyn, em protesto em frente ao Barclays Center, arena multiuso onde o time de basquete Brooklyn Nets manda seus jogos, os manifestantes seguraram cartazes pedindo uma “revolução socialista”.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, havia pregado moderação nos protestos e respeito à decisão. “Embora o veredicto de Kenosha possa causar em muitos americanos, incluindo eu mesmo, sentimentos de raiva e preocupação, devemos levar em conta o que o júri falou”, declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]