Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise europeia

Manifestantes enfrentam a polícia em Frankfurt

Policial ataca manifestantes em Frankfurt: 350 detidos. | Kai Pfaffenbach/Reuters
Policial ataca manifestantes em Frankfurt: 350 detidos. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Milhares de manifestantes entraram em confronto com a polícia ontem em Frankfurt, na Alemanha, durante protesto contra a inauguração da nova sede do Banco Central Europeu (BCE). Cerca de 350 pessoas foram presas. Os manifestantes incendiaram carros, entre eles veículos policiais, e contêineres de lixo para bloquear as ruas. Um policial ficou ferido.

A polícia usou um canhão de água para tentar abrir caminho no meio da multidão de manifestantes vestidos de preto. Os organizadores do protesto, um grupo chamado Blockupy (nomeado a partir do movimento Occupy Wall Street, de 2011), estima que 10 mil pessoas estavam no protesto. Milhares foram para a capital financeira alemã de outras partes da Europa.

“Nosso protesto é contra o BCE, como membro da troika, que, apesar de não ser democraticamente eleita, impede o trabalho do governo grego. Nós queremos que a política de austeridade acabe”, disse Ulrich Wilken, um dos organizadores.

A porta-voz da polícia de Frankfurt, Claudia Rogalski, disse que os manifestantes partiram para o confronto com os policiais. “Tivemos lançamento de pedras, lixeiras incendiadas, sete carros policiais danificados, muitos incendiados também”, disse.

A construção da nova sede do BCE custou cerca de 1,3 bilhão de euros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.