Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incentivo aos protestos

Manifestantes hackeiam TV estatal do Irã e exibem mensagem contra o regime islâmico

irã
Manifestantes participam de protesto contra a repressão em curso no Irã, em frente à Embaixada da República Islâmica do Irã em Berlim, Alemanha. (Foto: Filip Singer/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Manifestantes conseguiram hackear neste domingo (18) a transmissão via satélite da televisão estatal do Irã e exibiram mensagens contra o regime islâmico durante a programação oficial. A interferência durou alguns minutos e atingiu os canais controlados pela estatal Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), empresa responsável pelo monopólio da radiodifusão no país.

Segundo a oposição exilada, o ataque contra a IRIB ocorreu por meio do satélite Badr, utilizado pela empresa para a distribuição do sinal estatal. As imagens exibidas incluíam mensagens em persa incentivando a continuidade dos protestos e trechos de um pronunciamento do príncipe herdeiro exilado Reza Pahlavi, convocando a população a se mobilizar contra o regime.

De acordo com a emissora pública israelense KAN News, a transmissão da mensagem contra o regime teve início por volta das 21h30 (horário local) e permaneceu no ar por aproximadamente dez minutos. O conteúdo foi rapidamente compartilhado nas redes sociais e divulgado pela equipe de comunicação de Pahlavi na rede social X.

A agência americana Associated Press informou que a estatal iraniana reconheceu uma interrupção momentânea do sinal em “algumas áreas do país”, atribuída a uma fonte desconhecida, sem detalhar o conteúdo exibido durante a falha.

O episódio ocorre em meio a uma onda de protestos iniciada no fim de dezembro e à intensificação da repressão do regime islâmico. Segundo a ONG Human Rights Activists News Agency, ao menos 3.919 pessoas já morreram durante as ações das forças de segurança, número que pode ser maior devido às restrições impostas pelo governo iraniano à circulação de informações.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.