• Carregando...

Venezuelanos são contra fechamento de emissora, aponta pesquisa

Quase 70 por cento da população é contra o iminente fechamento da oposicionista RCTV.

Leia a matéria completa

Milhares de manifestantes denunciaram neste sábado (19) os planos do presidente Hugo Chávez para fechar um canal de televisão da oposição, acusando o líder de mutilar a democracia venezuelana enquanto forja um estado socialista.

Chávez afirma que a RCTV, a mais antiga rede privada do país, apoiou o malsucedido golpe contra ele em 2002. O presidente mantém uma batalha com os canais de televisão da oposição há tempos, chamando-os de os "cavaleiros do apocalipse".

"Deixe-nos defender a democracia, deixe-nos defender a liberdade, deixe-nos defender a mídia livre e independente como a RCTV", disse o diretor Marcel Garnier da RCTV aos manifestantes em Caracas. "Ou nós vamos permitir que o presidente empurre o país para o precipício do totalitarismo, onde nem seus próprios partidários podem expressar suas opiniões", acrescentou.

Chávez prometeu não renovar a licença de transmissão da RCTV, que expira em 27 de maio. A rede será substituída por um canal de televisão público com programas que promovem os valores da revolução de esquerda arquitetada por Chávez. Ele acusa as novelas da RCTV de propagar a imoralidade.

Analistas identificam uma mídia crítica como umas das principais salvaguardas contra a construção de um estado ao estilo de Cuba na nação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Apoio da população

Chávez, reeleito com uma vitória esmagadora no ano passado, ainda conta com o apoio de cerca de 60% do público graças ao grande gasto com o social. Mas um dos principais institutos de pesquisa também apontou que a maioria dos venezuelanos se opõe ao fechamento da RCTV.

Datanalisis mostrou que quase 70% dos venezuelanos preferem que a RCTV continue no ar, mais preocupados com o fim das novelas do que com a livre expressão.

A RCTV vem exibindo uma coleção nostálgica de clipes de comédia, novelas e especiais de Natal que fizeram parte da vida do país desde o início das transmissões em 1953.

Durante o golpe de 2002 contra Chávez, liderado por empresários e militares, os canais da oposição exibiram desenhos animados e filmes enquanto multidões de partidários de Chávez se mobilizavam para um contra-ataque. Desde então, Chávez acusa os canais de televisão privados de manipular as notícias.

Mas no sábado, enquanto o canal de oposição Globovision mostrou milhares de manifestantes nas ruas, o canal público exibiu ruas vazias e grupos de cinco a dez manifestantes em marcha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]