Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Manifestantes protestam contra "onda de lei antidemocráticas" em Israel

Cerca de duas mil pessoas denunciaram em Tel Aviv ofensiva legislativa contra veículos de comunicação críticos ao governo e a Suprema Corte

Policiais israelenses detêm manifestante em Tel Aviv | Baz Ratner/Reuters
Policiais israelenses detêm manifestante em Tel Aviv (Foto: Baz Ratner/Reuters)

Cerca de 2.000 manifestantes de esquerda protestaram nesta terça-feira (22) à noite em Tel Aviv para denunciar "a onda de leis antidemocráticas" do governo de Benjamin Netanyahu.

A polícia indicou a participação de centenas de manifestantes, e o movimento anticolonização Paz Agora, um dos organizadores do protesto, contabilizou 5.000 pessoas.

Alguns dos participantes usavam uma mordaça como forma de protesto. Os oradores denunciaram a "onda de macarthismo" e os "ataques contra as bases da democracia israelense".

A coalizão no poder em Israel, formada por partidos de direita e de extrema direita, lançou uma ofensiva legislativa contra veículos da imprensa considerados muito críticos às autoridades, contra a Suprema Corte, acusada de ser um reduto da oposição, e contra as ONGs de orientação esquerdista.

Na noite de segunda-feira (21), a Knesset (parlamento) aprovou em primeira leitura um projeto de lei que agrava de forma draconiana as sanções contra os autores de textos considerados "difamatórios".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.