Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
baltimore

Manifestantes voltam às ruas após acusação de policiais

Protesto pediu punição aos policiais acusados de matar jovem negro

No sábado (2), homem foi preso por desrespeitar toque de recolher. | Adrees Latif/Reuters
No sábado (2), homem foi preso por desrespeitar toque de recolher. (Foto: Adrees Latif/Reuters)

Mais de mil manifestantes foram às ruas de Baltimore na noite de sábado (03), nos Estados Unidos, pedindo que a acusação criminal de seis policiais pela morte de um homem negro desarmado seja apenas o começo de uma longa luta nacional contra má conduta da polícia. Em marcha em frente à sede da prefeitura de Baltimore, houve discursos pedindo a condenação dos policiais e que ela sirva como mensagem contra a violência.

“A real vitória será quando os seis forem condenados”, disse Sabrina Green, uma manifestante.

O protesto, organizado por Malik Shabazz, presidente da organização Advogados Negros pela Justiça e ex-presidente do Novo Partido Panteras Negras, começou em Baltimore perto do local onde o jovem negro Freddie Gray foi preso no dia 12 de abril. Outros protestos eclodiram na cidade durante toda a tarde, de acordo com a polícia.

Gray foi ferido fatalmente enquanto estava sob custódia da polícia, o que deu origem aos protestos que se tornaram violentos após o funeral do jovem na segunda-feira. O ocorrido reforçou o já aquecido debate sobre as relações entre policiais e as comunidades a que servem.

A chefe da Procuradoria de Baltimore, Marilyn J. Mosby, alegou que, durante os 45 minutos entre a prisão de Gray e o surgimento dele numa van com ferimentos fatais, seis policiais viram que ele precisava de atenção médica, mas não fizeram nada.

Todos os policiais pagaram fiança e foram liberados na sexta-feira à noite.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.