• Carregando...

Rebeldes maoístas sabotaram um trem de alta velocidade no leste da Índia nesta sexta-feira, matando ao menos 71 pessoas depois de descarrilar e atingir um trem de carga em outro trilho, disse um policial indiano de alto escalão.

Ao menos 200 pessoas ficaram feridas e o número de mortos poderá aumentar à medida que equipes de resgate continuam a libertar passageiros presos nos destroços.

"Isso foi feito pelos maoístas", disse a jornalistas Bhupinder Singh, chefe de polícia do estado de Bengala Ocidental onde o incidente ocorreu. Singh disse que os maoístas assumiram a responsabilidade.

O incidente colocará maior pressão sobre o partido do Congresso, governista, a trazer as forças militares ao combate contra a insurgência maoísta, que já dura quatro décadas e tem se espalhado para grande parte das áreas rurais da Índia oriental e central.

O acidente ocorreu em uma área conhecida por ser uma base dos rebeldes. Os maoístas, que dizem lutar pelos direitos dos pobres e dos sem-terra e querem derrubar o governo, aumentaram os ataques nos últimos meses.

"Parece ser um caso de sabotagem onde uma parte do trilho do trem foi removida. Se explosivos foram usados ou não, ainda não está claro", disse o ministro de Assuntos Domésticos, P. Chidambaram, em comunicado.

O ministro das Ferrovias, Mamata Banerjee, disse anteriormente que uma bomba havia atingido o trem de passageiros, causando o descarrilamento.

"O número de mortos é 71 e pode aumentar", disse Saumitra Majumdar, disse um porta-voz do sistema ferroviário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]