Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Droga

Marines americanos terão bala de morfina para suportar dor

Bala com sabor de frutas vermelhas dispensa agulha espetada na coxa do soldado ferido

Para suportar a dor de um ferimento, o corpo de elite dos Marines dos Estados Unidos começou a desenvolver uma nova droga mais potente do que a tradicional injeção de morfina: uma bala de morfina com sabor de frutas vermelhas.

Não é mais necessário espetar uma agulha na coxa de um companheiro ferido, basta colocar uma bala em sua boca, mesmo com a permanência da tradicional seringa de morfina utilizada desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou nesta terça-feira (1º) o capitão Brian Block, porta-voz da corporação de 200 mil homens.

"Basta chupar. O produto chega mais rapidamente ao sangue pelas mucosas da boca", explicou o capitão.

O princípio ativo da bala é o fentanil, uma morfina poderosa. É um narcótico, e por isso os soldados não transportá-lo consigo. Apenas enfermeiras e médicos podem administrar a droga.

A bala possui várias vantagens, entre elas seu efeito mais rápido: um ferimento em um braço ou em uma perna pode provocar a constrição dos vasos sanguíneos, o que desacelera o efeito de uma injeção.

Além disso, "se o paciente entrar em choque ou se for necessário limitar a dosagem, basta retirarmos a bala da boca", algo impossível com a morfina injetável, acrescentou.

As forças especiais dos Marines acabaram com a seringa de morfina há algum tempo, mas sua utilização foi estendida por mais dois meses para todos os fuzileiros no Afeganistão, segundo ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.