Mascar chiclete logo após cirurgia de intestino pode ajudar os pacientes a deixar o hospital mais cedo, segundo estudo desenvolvido no Hospital Santa Barbara Cottage, na Califórnia, e publicado na revista "Archives of Surgery".
Pacientes submetidos a cirurgia abdominal geralmente sofrem de vômito, dores e muitas vezes ficam impossibilitados de comer ou beber qualquer coisa durante alguns dias. Entre os pacientes que participaram do estudo - e mascaram chicletes sem-açúcar, três vezes ao dia, durante o pós-operatório - nenhum desses problemas foi registrado.
Segundo os pesquisadores, o ato de mastigar estimula o sistema nervoso a comandar a liberação dos hormônios responsáveis pela ativação do sistema gastrointestinal. Nos pacientes que começaram a marcar chicletes apenas algumas horas após a intervenção cirúrgica, os movimentos intestinais recomeçaram 63 horas após a cirurgia. Nos pacientes que não fizeram uso do chiclete, o processo se começou 89 horas após a intervenção.
Os que mascaram chiclete deixaram o hospital, em média, 4 dias após o procedimento cirúrgico, dois dias antes do que aqueles que não participaram da pesquisa. Isso ocasina redução dos gastos com internação e dos riscos de complicações no pós-operatório.
"Nós concluímos que mascar chicletes logo após a operação favorece a mobilidade intestinal e aumenta a tolerância aos alimentos. É um tratamento sem custos que pode resultar em menos tempo no hospital", afirmou Rob Schuster, autor do estudo.



