Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tensão na Líbia

Mau tempo atrasa retirada de 148 brasileiros da Líbia

Funcionários da construtora Queiroz Galvão embarcaram em navio. Se tempo melhorar, embarcação partirá neste sábado rumo à Grécia

O navio que fará a retirada de 148 brasileiros da cidade de Benghazi não conseguirá deixar o porto da cidade de Benghazi nesta sexta-feira (25), informou nesta tarde o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, o mau tempo impediu a saída da embarcação.

Em discurso, Kadhafi reafirma que vai 'triunfar sobre inimigos' na LíbiaO embarque dos 148 brasileiros, todos funcionários da construtora Queiroz Galvão, e de cidadãos de outras nacionalidades começou na manhã desta sexta. De acordo com o Itamaraty, todos estão acomodados dentro do navio.Se o tempo melhorar, a saída da embarcação está prevista para a manhã deste sábado (26), no horário local (cinco horas a mais em relação a Brasília).

Assim que conseguirem sair de Benghazi, os brasileiros serão levados para a embaixada do Brasil em Atenas, na Grécia. Segundo o Itamaraty, em condições normais, a viagem entre Benghazi e a Grécia leva 17 horas.

Pelas regras do governo líbio, os passaportes de estrangeiros que vivem no país ficam retidos. Por isso, os funcionários da empreiteira viajam sem o documento. A representação brasileira considera que sua principal tarefa, além da assistência geral aos brasileiros, é emitir rapidamente todos os documentos de autorização para retorno ao Brasil.

O navio foi a única alternativa encontrada pela empreiteira e o governo para a retirada dos brasileiros de Benghazi, onde ocorreram os protestos mais intensos contra o regime de Muamar Kadafi. As tentativas prévias de buscar os brasileiros por via aérea não foram possíveis porque a pista do aeroporto local foi destruída no início da semana.

Avião

Na quinta-feira (23), um voo fretado chegou a Malta, no Mediterrâneo, com 446 funcionários da construtora Odebrecht que estavam na capital líbia, Trípoli, incluindo 114 brasileiros. A empresa anunciou que fretaria três aviões para retirar funcionários e seus familiares do país norte-africano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.