Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

McCain confirma participação em debate com Obama

Republicano suspendeu sua campanha nesta semana em decorrência da crise financeira nos EUA. Democrata defendia

Organizadores ajustam últimos detalhes para debate entre candidatos à Presidência da Casa Branca, em Oxford, nos EUA | Carlos Barria / Reuters
Organizadores ajustam últimos detalhes para debate entre candidatos à Presidência da Casa Branca, em Oxford, nos EUA (Foto: Carlos Barria / Reuters)

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, confirmou nesta sexta-feira (26) sua presença no debate marcado para a noite com seu rival democrata, o senador Barack Obama, e anunciou a retomada de sua campanha.

No decorrer da semana, McCain, que também é senador, suspendeu sua campanha e queria o adiamento do debate para participar, em Washington, das discussões sobre o pacote de US$ 700 bilhões proposto pela Casa Branca para socorrer Wall Street.

Obama, por sua vez, defendia a realização do debate independentemente da negociação do pacote, que ainda não foi concluída.

A confirmação da participação de McCain ocorreu menos de dez horas antes do início do debate.

McCain e Obama ficarão frente a frente a partir das 22h desta sexta (hora de Brasília) para o primeiro de três debates até as eleições presidenciais de novembro.

O debate desta sexta ocorrerá na cidade de Oxford, no Estado americano do Mississippi, e se concentrará em questões de política externa.

A campanha de McCain informou que o senador retornará a Washington depois do debate para continuar trabalhando na busca por uma solução para o impasse em torno do pacote proposto pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

A página de editoriais do Wall Street Journal na internet publicou na manhã desta sexta-feira um anúncio da campanha de McCain afirmando que o candidato republicano "venceu" o debate com o opositor Barack Obama.

Mas o debate, marcado para esta sexta às 22h (de Brasília), ainda não aconteceu. As informações são da Associated Press e da Agência Estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.