• Carregando...
kim jong un
Foto de arquivo mostra o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un| Foto: KHAM / POOL / AFP

A imprensa estatal norte-coreana divulgou nesta segunda-feira (27) uma mensagem de Kim Jong-un a funcionários que estão construindo uma zona turística na região da costa leste do país, em meio a rumores de que o ditador estaria morto. A informação é da agência sul-coreana Yonhap News.

"O líder supremo Kim Jong-un agradeceu aos trabalhadores que se dedicaram à construção da zona turística de Wonsan-Kalma", informou o jornal Rodong Sinmun. Outros veículos estatais também divulgaram a mesma mensagem, porém, novas imagens do líder norte-coreano não foram publicadas.

Já a agência estatal de notícias da Coreia do Norte KCNA, publicou o que seria uma carta de Kim Jong-un ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, parabenizando-o pelo Dia da Liberdade, comemorado nesta segunda-feira (27). Na carta, Kim expressou sua certeza de que a amizade entre Coreia do Norte e África do Sul se expandiria e se desenvolveria continuamente.

Rumores sobre a morte de Kim começaram a surgir depois que o ditador não compareceu em um dos eventos mais importantes para a Coreia do Norte, a cerimônia que comemora o aniversário do falecido fundador do país e avô de Kim, Kim Il-sung, em 15 de abril.

No início da semana passada, a CNN divulgou uma reportagem afirmando que o ditador havia passado por uma cirurgia cardíaca e que corria risco de vida. Uma fonte do governo americano disse à CNN que os Estados Unidos estão monitorando as informações sobre a saúde de Kim, mas que é difícil avaliar a gravidade do caso.

Neste sábado (25), meios de comunicação da Ásia afirmaram que Kim Jong-un estava morto ou com morte cerebral. Um dia antes, a China tinha enviado uma equipe com especialistas médicos para a Coreia do Norte, alimentando as especulações sobre o estado de saúde do ditador.

"Vivo e bem"

A Coreia do Sul, porém, contesta os rumores. No domingo (26), um porta-voz do governo sul-coreano afirmou que Kim está "vivo e bem" e que nada de incomum está acontecendo na vizinha do Norte. A Coreia do Sul informou ainda que Kim estaria na região de Wosan desde 13 de abril.

Corroborando essa informação, o site americano de monitoramento 38 North apresentou imagens de satélite que mostravam o que parecia ser o trem especial de Kim parado em uma estação em Wonsan desde pelo menos 21 de abril. A presença do trem, segundo o 38 North, não prova o paradeiro do líder norte-coreano nem indica nada sobre sua saúde, mas dá peso aos relatos de que Kim está em uma área de elite na costa leste do país.

O site americano Newsweek informou, citando uma fonte do Pentágono, que os Estados Unidos não viram indicações que permitissem fazer uma avaliação conclusiva sobre a situação de Kim Jong-un.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]