Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
renúncia do presidente

Merkel buscará consenso partidário para eleição de presidente

O presidente Christian Wulff renunciou nesta sexta-feira depois de ser acusado de ter aceitado favorecimento pessoal

A chanceler disse que lamentava muito a decisão de Wulff de renunciar, após procuradores pedirem ao Parlamento a remoção da imunidade legal dele | REUTERS/Thomas Peter
A chanceler disse que lamentava muito a decisão de Wulff de renunciar, após procuradores pedirem ao Parlamento a remoção da imunidade legal dele (Foto: REUTERS/Thomas Peter)

A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, disse que irá trabalhar com partidos de oposição para encontrar um candidato consensual para substituir o presidente Christian Wulff, que renunciou na manhã desta sexta-feira ao cargo, amplamente cerimonial de presidente.

A medida incomum pode ser uma tentativa de evitar um debate nacional potencialmente divisivo sobre quem deve assumir o cargo de chefe de Estado em um momento em que Merkel quer se concentrar na derrubada da crise fiscal da zona do euro.

"Os partidos do governo... vão agora se consultar e depois contatar os Social Democratas (SPD) e os Verdes, nós queremos conduzir conversas com o objetivo de propor um candidato consensual para as eleições do próximo presidente da República alemã", disse Merkel, em um breve comunicado.

A chanceler disse que lamentava muito a decisão de Wulff de renunciar, após procuradores pedirem ao Parlamento a remoção da imunidade legal dele para responder por acusações de que teria aceitado favorecimento pessoal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.