Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agronegócio

México amplia lista de países que suspendem importação de frango do Brasil por gripe aviária

Gripe aviária
O foco de gripe aviária foi identificado em Montenegro (RS). O vírus circula desde 2006, principalmente, na Ásia, África e Europa. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O governo do México anunciou neste sábado (17) a suspensão da importação de produtos avícolas do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no estado do Rio Grande do Sul. A medida amplia a lista de países que adotaram restrições sanitárias contra o produto brasileiro.

Em nota oficial, as autoridades mexicanas informaram que a decisão foi tomada como precaução para proteger a saúde animal da produção avícola nacional. O texto também informou que o bloqueio segue até que o governo mexicano receba informações mais detalhadas sobre o foco da contaminação no Brasil.

Segundo o comunicado do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), “a suspensão atinge diferentes categorias de produtos: carne de aves, ovos férteis, ovos livres de patógenos específicos (SPF), frangos com até três dias de vida, vísceras de aves e matérias-primas de origem avícola utilizadas na fabricação de ração animal”.

A reação do México ocorre dias após o Ministério da Agricultura do Brasil confirmar o foco de gripe aviária em um plantel comercial — o primeiro desde o início da vigilância intensificada no país. Embora a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) recomende ações pontuais em casos controlados, a situação tem provocado restrições bilaterais por parte de alguns países importadores, o que acende alerta no setor produtivo e pode impactar as exportações.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.