• Carregando...
Donald Trump fez duras críticas ao México na apresentação de sua pré-candidatura à Casa Branca | JUSTIN LANE/EFE
Donald Trump fez duras críticas ao México na apresentação de sua pré-candidatura à Casa Branca| Foto: JUSTIN LANE/EFE

A comunidade latina considerou ofensivas as declarações do magnata americano Donald Trump, que ao se apresentar como pré-candidato à Casa Branca na terça-feira disse que os imigrantes levam crimes e drogas aos Estados Unidos.

O secretário do Interior do México, Miguel Ángel Osorio Chong, chamou o discurso de Trump de “preconceituoso”, em um momento em que republicanos como Jeb Bush tentam atrair o voto hispânico, cada vez mais decisivo nas eleições americanas.

Trump usou canção de Neil Young sem autorização do artista em lançamento de candidatura

Reprodução de “Rockin In The Free World”, na terça-feira (16), não agradou o politizado cantor canadense

Leia a matéria completa

“(As declarações) são preconceituosas e absurdas. Está claro que procura mais gerar polêmica do que apresentar um projeto, e certamente desconhece a contribuição de todos os imigrantes para os Estados Unidos”, disse Chong em entrevista coletiva.

Trump, de 69 anos e com uma fortuna estimada em US$ 9 bilhões, é o 12º candidato a disputar as primárias pelo Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2016. O seu discurso, na torre que leva o seu nome na Quinta Avenida, em Nova York, foi cheio de frases de efeito típicas do empresário, e os mexicanos foi um dos alvos.

“(O México) está enviando pessoas com muitos problemas, e eles estão trazendo esses problemas para nós. Eles estão trazendo drogas, crime e estupradores”, afirmou Trump, ao prometer construir um muro gigantesco ao longo de mais de 3 mil quilômetros da fronteira entre Estados Unidos e México. “E farei o México pagar por este muro.”

Lisa Navarrete, porta-voz do Conselho Nacional de La Raza -- uma organização latino-americano dos direitos civis e de defesa -- chamou os comentários de Trump de “absurdos”.

“Ele é um homem que tem uma necessidade patológica por atenção”, disse Lisa. “Eu vejo ele como uma criança de dois anos, que diz uma palavra impertinente para chamar a atenção dos pais. Isso é o que ele está fazendo.”

O discurso de Trump vai de encontro com a plataforma de outro candidato, Jeb Bush, que ao apresentar sua candidatura flertou agressivamente com o público latino, dirigindo-se em espanhol à comunidade hispânica.

Cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais, a maioria de origem mexicana, moram hoje nos Estados Unidos. Nas últimas eleições, a comunidade hispânica deu 71% de seus votos ao presidente Barack Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]